MercadoLivre anuncia o fim do template HTML

Será o fim de template HTML?

O MercadoLivre anunciou recentemente que a partir de 01 de agosto de 2017, será descontinuado o template HTML nos anúncios da Argentina, em breve, esta mudança será aplicada aos demais países onde a plataforma opera.


E no Brasil, até quando o template vai funcionar?

Ontem, 04/07/2017 entrei em contato com a equipe de Open Platform do MercadoLivre. Perguntei sobre a mudança do template que será feita na Argentina e quando isso seria aplicado ao Brasil.

A resposta foi, "Sim, teremos o fim do HTML na descrição de anúncios na Argentina", mas ainda não existe previsão de quando isso vai ser aplicado no Brasil.


O que muda com fim do template?

Pode parecer o fim, e esta opinião deve variar para cada vendedor do MercadoLivre, alguns defendem a utilização do template e outros já nem a usam mais. 

Acredito que um dos principais fatores que levaram o MercadoLivre determinar o fim do template se dá pelo fato da crescente utilização de dispositivos móveis (celulares e tablets).

Segundo o MercadoLivre, este novo padrão sem template trará benefícios como:

 - As descrições dos anúncios serão carregadas até 5 vezes mais rápidas
 - Será melhor visto em qualquer dispositivo (PC, celulares, tablets, etc..)
 - Terá um melhor resultado nas buscas

Com estas mudanças, o MercadoLivre acredita que o principal benefício será aumentar suas vendas.

Como posso me adequar ao novo modelo?

Atualmente o MercadoLivre permite que o anúncio tenha descrição somente texto e também no formato HTML, porém muitos vendedores tem a descrição de seus produtos dentro do template. O correto neste caso, é iniciar-se um trabalho para colocar toda descrição (somente texto) que está inclusa no seu template, dentro do campo de descrição do anúncio.


Com a realização deste trabalho, quando ocorrer o fim do template, seus anúncios já estarão de acordo com as novas regras, além é claro, de garantir melhor visualização do seu anúncio em todos os dispositivos.

Conclusão

O fim do template não significa que seja necessário parar de utiliza-lo hoje, mesmo porque ele traz uma série de informações adicionais sobre seu produto e deixa o comprador mais confortável em fazer a compra.

Por outro lado, será necessário fazer atualização do conteúdo (somente texto) na descrição do anúncio, se você já faz isso, fique tranquilo, quando ocorrer a mudança seus anúncios já estão dentro do padrão. Caso contrário, seus anúncios tem a descrição dentro do HTML, nós do Meli Metric já estamos finalizando um módulo de migração destas informações, isso para você não perder tempo nem dinheiro.






MercadoLivre anuncia o fim do template HTML MercadoLivre anuncia o fim do template HTML por Sandro Bustamante em 08:34 Avaliação: 5
Tecnologia do Blogger.