Analisando as maiores Marketplaces do Brasil (Parte 2)

Após a boa recepção de nossa última postagem analisando as maiores Marketplaces do Brasil, resolvemos fazer uma segunda parte para falar sobre outras grandes empresas e-commerce que ficaram de fora da nossa análise.

Hoje vamos falar sobre três Marketplaces que possuem imenso espaço no cenário das vendas online e merecem sua atenção.

Via Varejo & Cnova

No meio do ano passado, a conhecida Cnova se integrou com a Via Varejo e assim aumentaram ainda mais seus negócios. A "dupla" das Marketplaces possuem as lojas: Casas Bahia, Pontofrio e Extra.


Walmart

Dispensa qualquer apresentação; uma das maiores lojas online do mundo e do Brasil! Já imaginou seus produtos sendo vendidos lá no Walmart?

GFG

Por nome, o grupo não é muito conhecido. Mas sabe quais lojas fazem parte desse "desconhecido" grupo? Dafiti, Kanui e Tricae. Nada desconhecidos, hein?!

Analisando o suporte ao cliente 

Acreditamos que uma das maiores qualidades que uma Marketplace pode ter, é um excelente suporte. Você, vendedor, sabe que é comum ter dúvidas sobre a plataforma que você está utilizando para vender seus produtos. 

Mas será que o suporte dessas três grandes Marketplaces são bons?

Enviamos um e-mail com algumas dúvidas para cada uma delas, e as respostas não foram bem como esperávamos. Quer ver como foi? 

Resposta do Walmart

Nosso e-mail enviado para o Walmart foi bem simples e direto: é possível se cadastrar sendo MEI? 

Uma pergunta simples que não existe resposta em seu site. Mas tudo bem, nós esperávamos receber uma resposta no mínimo direta. Mas o que recebemos foi um e-mail automático extremamente vago que não respondeu nossa única pergunta. Confira:

 Além da resposta automática e vaga, ainda demoraram três dias pra responder. 

Resposta do GFG 

A resposta do GFG foi ao menos uma resposta um pouco mais direta: pediram para enviar um e-mail para outra seção do suporte deles, pois era lá que conseguiria resolver minhas dúvidas. O problema é a extrema burocracia para conseguir mandar um simples e-mail com dúvidas. Precisa até colocar o CNPJ da sua empresa!

Não acredita? Confira a tela:

Mas, apesar de suas burocracias um tanto que desnecessárias, o suporte é rápido.

Resposta do Via Varejo & Cnova

Bom, nós iríamos gostar de mostrar a resposta de nossas dúvidas e comparar com o suporte das outras duas Marketplaces acima, mas já fazem três dias e ainda não recebemos nenhuma resposta.

Comparando funcionalidades e restrições

Antes de visualizar a tabela já deixaremos um aviso: na parte de "Qualificações" significa que as notas que você recebe como vendedor não fica visível para compradores que forem nos seus produtos. São apenas qualificações internas.

Agora que já esclarecemos isso, vamos para a tabela?


Vale destacar que essas informações são muito difíceis de serem encontradas, já que os sites das três Marketplaces são extremamente vagos e superficiais, contendo poucas informações realmente necessárias para um vendedor se interessar pela plataforma.

Visitas por mês

Nós preparamos uma tabela para você dar uma olhada como são as visitas mensais de cada plataforma.

 

Taxa de comissão por venda

Ao contrário dos outros Marketplaces que falamos na postagem anterior, os três que estamos falando agora não possuem nenhuma informação precisa em seus sites sobre o preço que cobram por produto vendido. 

Mas nós fomos atrás de algumas fontes e conseguimos algumas informações sobre como é cobrada a tarifa. Colocamos em uma tabela:


Porém essas informações podem não estarem corretas, já que não recebemos nenhuma resposta direta dessas Marketplaces quando perguntamos sobre isso.

Caso esteja errado, deixe em baixo nos comentários que nós mudaremos.

Por fim, esse foi mais uma análise sobre as grandes Marketplaces do Brasil. Dessa vez escolhemos três um tanto que distintas em seus produtos vendidos, para que pudéssemos fazer uma análise mais ampla do cenário atual de e-commerce. 

Se tiver alguma sugestão de outras postagens ou se quiser uma continuação, deixe nos comentários!



Analisando as maiores Marketplaces do Brasil (Parte 2) Analisando as maiores Marketplaces do Brasil (Parte 2) por Lucas Bustamante em 04:36 Avaliação: 5
Tecnologia do Blogger.