MercadoLivre dá dicas de como ter o melhor anúncio, venda mais!

Nada melhor do que dicas direto da fonte não é?

Desde o dia 20/10/2017, tenho mantido contato direto com as equipes de Open Platform  do MercadoLivre Brasil e equipe de Comunicação do MercadoLibre Argentina. O intuito deste contato é trazer mais informações de como você, vendedor do MercadoLivre pode deixar seus anúncio no topo das pesquisas e consequentemente atrair mais compradores.


O que mudou no MercadoLivre?

O MercadoLivre vem fazendo inúmeras mudanças no seu marketplace, a mais recente e ainda questionada por muitos vendedores foi a remoção do template html. De certa forma, o template definia a identidade do vendedor e dava mais vida ao anúncio, por outro lado, o crescimento (+60%) de acesso com dispositivos móveis tornou o template inviável.

Desde que foi anunciado oficialmente o fim do template, vendedores vem atualizando suas publicações para se adequar ao novo padrão.

Como isso afeta meus anúncios e vendas?

Na prática, estas mudanças são para melhorar a experiência do usuário, o que alinhado a campanhas de marketing e novo layout de ofertas podem trazer mais visitas e consequentemente aumentar suas vendas. Agora, o ponto forte de cada anúncio passa a ser a ficha técnica, onde deverão conter informações como: modelo, marca, potência, entre outras; a descrição (texto) deverá ser utilizada para informações adicionais que não estejam disponíveis na ficha técnica. Com este novo formato, seu anúncio passa a ter mais detalhes, carregar mais rápido em qualquer dispositivo (PC, Tablet ou Celular) e ter melhor exposição.

No entanto, não se sabe bem a razão, mas tenho visto vários vendedores reclamando da queda brusca de vendas na plataforma, em geral, culpam as mudanças realizadas como o novo esquema de reputação ou o fim do template html, mas é bom lembrar que vários setores estão passando pela mesma dificuldade e o nosso cenário sócio econômico atravessa por uma crise.

Segundo a equipe de comunicação do MercadoLivre Argentina, desde o primeiro dia da mudança, está sendo realizado acompanhamento nas métricas de vendas, e as mesmas não apresentaram baixa.

Por otro lado, desde el primer día que tomamos este cambio estamos monitoreando muy de cerca las métricas y afortunadamente no hubo bajas en las ventas, así que los vendedores pueden estar tranquilos por esto.


O que devo fazer para melhorar meus anúncio?

Bom, agora vamos falar de como o MercadoLivre passa a olhar para seus anúncios. Como já é de conhecimento de todos, os produtos anunciados dentro do MercadoLivre tem uma série de informações a serem preenchidas, estas informações são mais conhecidas como ficha técnica e tem com objetivo deixar claro o que está sendo ofertado pelo vendedor.

Preencher dados básicos como marca e modelo é essencial para um bom anúncio, mas lembre-se, quanto mais completa sua ficha melhor será visto seu anúncio.

Abaixo segue um exemplo de duas fichas distintas de um mesmo produto.

Na ficha abaixo, identificamos várias informações, este tipo de ficha técnica pode auxiliar o comprador na decisão e até mesmo diminuir o número de perguntas no chat.



Na modelo de ficha abaixo, constam apenas algumas informações básicas, este tipo de ficha técnica pode gerar dúvidas e ainda aumentar o trabalho de sua equipe respondendo a perguntas.



   
Outro ponto muito importante é o código do produto. Eles servem para identificar cada produto dos demais, geralmente está localizado junto ao código de barras. Este código pode ser EAN, ISBN, UPC  entre outros, isso depende do produto que você vende.


Embora o código do produto não seja exibido na publicação, é de suma importância seu preenchimento, com ele será possível fornecer dados como peso e tamanho sem que o vendedor precise preenche-las.

Quais vantagens terei com as mudanças?

A partir de 01/11/2017, o MercadoLivre vai fazer um boost (impulso) nas buscas de produtos, onde serão indexadas publicações que tiverem descrição em texto e ficha técnica preenchidas. Estas publicações serão melhor posicionadas no mecanismo de busca do MercadoLivre, mas isso não é tudo, segundo o departamento de comunicação da Argentina, a reputação do vendedor também influenciará nos resultados das buscas. Isso que dizer que, quanto melhor sua reputação e mais informações técnicas seus produtos tiverem, melhor será seu posicionado nas pesquisas.

Isso não é tudo, estarão aptos a participar do programa de publicações de produtos de terceiros, como o Google Shopping, aqueles com termômetro no verde e com códigos do produto (EAN, UPC, ISBN) informado.



Quais as próximas novidades do MercadoLivre?

Por fim, com o preenchimento da ficha técnica sendo realizado pelos vendedores, o MercadoLivre prepara novos filtros de buscas mais precisos, baseando-se nas informações dos produtos, este novo filtro será implementado na medida que forem sendo atualizadas as fichas técnicas. A ideia e tornar a navegação mais pratica e precisa, fazendo com que o comprador encontre exatamente aquilo que precisa.

As mudanças não param por ai, em breve teremos mais novidades e dicas para compartilhar com vocês.






MercadoLivre dá dicas de como ter o melhor anúncio, venda mais! MercadoLivre dá dicas de como ter o melhor anúncio, venda mais! por Sandro Bustamante em 12:18 Avaliação: 5
Tecnologia do Blogger.